sexta-feira, 4 de setembro de 2009

FUTEBOL

Podemos ou não?

Otimar Gonçalves é líder de jovens para a América do Sul e colabora na compreensão de um assunto delicado e, até certo ponto, polêmico para muitos fiéis

“Como todo brasileiro, gosto de futebol. No entanto, o alto teor de fanatismo na maioria de seus aficionados causa-me preocupação. Violência, ira, desrespeito, falta de educação são plenamente perceptíveis. Será que o senhor pode me ajudar a esclarecer esse assunto?”

Estimado amigo, vivemos no “país do futebol”, e esta não é a primeira vez que um jovem me pergunta se é correto ir a um estádio. Colocarei quatro razões cristãs para a sua avaliação e apreciação. Espero ajudá-lo!

1–Se Jesus vivesse hoje,será que Ele iria a um estádio de futebol?

Em minha mente, só me vem uma resposta: Não! Pelo simples fato de não ser um lugar seguro e apropriado para um jovem cristão estar. Vejo algumas partidas pela televisão e, mesmo à distância, ouço muitos palavrões; noto o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas pelos torcedores; isso sem falar no risco de morte, explícito na violência entre as torcidas - chamadas de “organizadas” e que, na realidade, nunca deixaram de existir. É melhor e mais seguro você sentir a emoção no sofá de sua casa.

2 – Não podemos freqüentar lugares de diversão ou recreação onde não podemos pedir as bênçãos de Deus.

O cristão não pode se separar de Deus em nenhum lugar. A ideia bíblica é que o nosso “corpo é o templo do Espírito Santo”. (I Cor. 6:19). Através de você, na qualidade de filho de Deus, Ele quer ter agilidade e mobilidade para testemunhar. Você é a maneira mais sagrada de Deus alcançar outras pessoas. Minha pergunta é: Será que Deus pode nos abençoar em qualquer lugar de diversão ou recreação?

3 – Façamos tudo em nossa vida para a glória de Deus (I Cor. 10:31).

Será que podemos honrar e louvar o nome de Deus assistindo uma partida de futebol em um estádio? Alguém pode até dizer que assiste em casa. Eu diria que éinfinitamente diferente. Não dá para comparar o clima de uma arquibancada com o da poltrona de um sofá. São dois ambientes completamente diferentes. Ademais, alguns clubes e jogadores de futebol são idolatrados por muitos jovens. Isso é pecado. Vamos tomar dois critérios bíblicos para a nossa avaliação: Qual é a virtude e qual é o louvor que há em assistir a uma partida de futebol no estádio? Você volta feliz ou vazio e irritado para a sua casa depois de assistir a uma partida de futebol? Tudo não passa de vaidade fugaz e passageira.

4 – Ir aos estádios de futebol para assistir aos jogos é desperdício de tempo e de dinheiro.

Alguns irmãos deixam de comparecer aos cultos de adoração e louvor ao nosso Deus, para assistir, no outro “templo”, o futebol e seuspequenos deuses. O mesmo se dá com alguns que ficam em casa vendo TV, ou fazendo qualquer outra coisa pouco edificante, em vez de ir à Igreja. Há jovens que chegam a ter carteiras de sócios, tornando-se verdadeiros membros. Isso é lastimável. O estádio de futebol nos deixa vulneráveis.

Creio que chegou a sua hora de mudar, e para melhor. Peça forças a Deus e Ele lhe dará a vitória sobre esse hábito maléfico. Você já pensou se Jesus viesse na hora em que você estivesse em um estádio de futebol, assistindo a um jogo, ou em qualquer outro lugar de diversão pouco edificante? Deixemos a resposta com o Todo Poderoso. Porém, pense nisso com humildade em seu coração. Que Deus lhe ilumine e que vocêpossa ser uma grande bênção nas mãos do Deus vivo. Creio que é hora de dizermos ao mundo: Eu vivo por Jesus, e vale a pena viver!


Nenhum comentário: